Portal Destaque
menu
conteúdo principal

Notícias

13/07/2022

Início da Florada


Neste ano, a florada característica das plantas de pessegueiros do município iniciou mais cedo.


O início da florada é sempre um evento: os vales e planícies de Pinto Bandeira são adornados pelas delicadas flores de pessegueiros nas tonalidades cor-de-rosa que, juntas, compõem um dos cartões postais da Capital Estadual do Pêssego de Mesa.

Além do espetáculo de cores, a florada representa o início do ciclo reprodutivo do pêssego. Segundo o Engenheiro Agrônomo responsável pelo escritório da Emater no município, Sr. Alex Maquiel, “esse ano tivemos um número considerável de horas de frio abaixo de 7,2°C nos meses de maio, junho e início de julho. Essa condição permite um adequado período de dormência nas espécies frutíferas caducifolias, como é o caso do pessegueiro. Em consequência disso, agora na primeira quinzena de julho, com a ocorrência de temperaturas mais elevadas durante o dia (acima de 20°C) as cultivares mais precoces, que necessitam de menos horas de frio e já completaram o período de dormência, já iniciam o florescimento e, a fase seguinte será brotação. A presença de florescimento uniforme nessas cultivares indicam que a dormência foi adequada. As cultivares precoces nessa condição são o Kampai, já iniciando a brotaçao e, o PS25399 em floração.” 

Alex ainda complementa: “A preocupação é que, caso ocorram geadas mais adiante, poderá haver perda de flores e frutos pequenos nessas cultivares, mas é um risco inerente à nossa região principalmente nos locais de maior altitude, salvo exceções, como locais próximos a vale de rio onde normalmente há menos risco de geadas.”

As cultivares de ciclo/normal e que são as mais plantadas no município, como o Chimarrita, ainda não estão em floração plena, mas tendo presença de gemas inchadas e com algumas flores abertas mais na extremidade dos ramos e tudo indica que logo entrarão em florescimento, condição normalmente esperada para o período à frente mas, que desperta atenção. Por outro lado cultivares mais tardias como Barbosa  Eragil ainda seguem em período de dormência.

 

Imagens: Felipe Cristofoli

 


OUTRAS NOTÍCIAS
07 (12)
22-04-2024

Inauguração Pórtico de Pinto Bandeira

O entardecer do último sábado, dia 20/04, ficar&aacut...

VER NOTÍCIA
c9c67878-8c88-418a-b75b-532f0c8cf060
22-04-2024

Abertura 11º Campeonato de Futsal

Integrando as comemorações da Semana do Municí...

VER NOTÍCIA
04
17-04-2024

SEMANA DO ANIVERSÁRIO | Capacitação Comunicação & Turismo

Integrando as comemorações da Semana de Pinto Bandeir...

VER NOTÍCIA
13110952_164560_GD
15-04-2024

Declaração anual de rebanho

A Declaração de Rebanho é uma obrigaç&a...

VER NOTÍCIA
site2
14-03-2024

Processo seletivo simplificado

Estão abertas as inscrições para um novo Proce...

VER NOTÍCIA
site
12-03-2024

CAPACITAÇÃO | Comunicação & Turismo

O Município de Pinto Bandeira, através da Secretaria ...

VER NOTÍCIA